ERP: O que levar em conta para escolher o melhor

A implantação de um software de gestão, ou ERP, pode afetar diversas áreas de uma empresa e, portanto, deve ser precedida por uma análise criteriosa.

As alternativas de ERPs no mercado se multiplicaram, existindo opções customizáveis, escaláveis, que rodam na nuvem etc. Com tantas características é importante encontrar um ERP que mostre aderência ao perfil e aos processos da empresa. Um sistema muito engessado ou incompatível com a empresa pode ser uma fonte de stress, gerando retrabalho, queda na produtividade e, consequentemente, prejuízo.

O ERP deverá funcionar com os sistemas legados já existentes para garantir a sua melhor adaptação às rotinas corporativas. E, caso sua empresa seja subsidiária de uma matriz internacional, um outro fator deve constar da lista de requisitos para a escolha do melhor ERP: a compatibilidade com plataformas de outros países.

ERP: O que levar em conta para escolher o melhor

ERP é uma ferramenta robusta

Um ERP tende a ser uma ferramenta robusta e que demanda muitas horas de desenvolvimento. Ou seja, pode demandar um investimento considerável. Mais uma razão para que esta escolha seja feita com cuidado. Uma ferramenta com custo muito baixo pode ter falhas de segurança e um suporte precário.

Até agora mencionamos características do sistema, mas não podemos esquecer que contar com o parceiro certo para sua implantação também é chave para o sucesso. É importante se informar sobre a estrutura da empresa, seus recursos, certificações, experiência e histórico de sucesso em outros clientes.

Por que a SAP se destaca no mercado de ERPs?

Ao levar em consideração os aspectos citados acima é praticamente impossível não chegar à SAP com uma das principais opções em software de gestão (ERP). A empresa alemã é líder mundial nesta categoria e está presente na maioria das companhias multinacionais. Ao escolher um sistema SAP, a gestão da empresa transmite confiança e valorização de sua governança, algo que é muito bem visto pelo mercado. Este ganho de imagem para quem opta pela SAP pode ser atribuído à robustez do sistema, inovações constantes e processos bem definidos.

Além disso, quando uma empresa escolhe o ERP da SAP sabe que se trata de um sistema adotado no mundo todo e que poderá contar com suporte constante. Como apresentamos anteriormente, a implantação de um software de gestão tem impacto em diversas áreas da empresa e é um investimento que requer segurança. Ninguém quer ter surpresas desagradáveis e, para evitar que isto aconteça, pesquisa e planejamento são fundamentais.

Nenhum comentário ainda.

Leave a Reply