NFE INBOUND

Com a instituição da Nota Fiscal Eletrônica no Brasil, surgiram algumas oportunidades de melhorias nos processo das empresas, como por exemplo:

  • Redução de tarefas manuais para registros logísticos e fiscais, através de automação de etapas dos processos, com consequente aumento na velocidade das operações;
  • Possibilidade de melhorias no planejamento logístico, com análises antecipadas dos dados da NFe, mesmo antes da mercadoria ser recepcionada pela destinatário;
  • Maior assertividade nos registros contábeis e fiscais da empresa.

Isso tudo é possível em decorrência da transmissão eletrônica de documentos fiscais e de informações entre os parceiros de negócio e a SEFAZ, através da utilização do formato XML de arquivo.

As análises sob as óticas fiscal e comercial podem ser realizadas de forma antecipada, visto que a comunicação entre as partes envolvidas (Governo e contribuintes) ocorre de forma on-line.

Assim, não há necessidade de se esperar a mercadoria chegar ao destinatário, para que ele possa realizar todos os trâmites para entrada, visto que as informações constam no arquivo XML disponibilizado no momento da geração da Nota Fiscal Eletrônica.

O SAP GRC Nota Fiscal Eletrônica 10.0  tem por objetivo gerenciar e automatizar a recepção de NF-e de entrada de parceiros de negócios.

Faz também o armazenamento centralizado de dados para todas as mensagens transmitidas entre a empresa e o sistema de governo, bem como para mensagens entre sua empresa e os sistemas de outras empresas em cenários B2B.

É também a plataforma central para armazenar os arquivos trocados conforme exigido por lei e fornece interfaces para facilitar o acesso a esses documentos.

Vantagens do GRC NFE Inbound

Vantagens do GRC NFE Inbound

Vantagens do GRC NFE Inbound

Processos que o GRC NFE Inbound Abrange

Processos de Compras / Entrada

  • Normais ( com MIGO / MIRO )
  • Transferências entre plantas
  • Subcontratação
  • Compra para entrega futura
  • Material retornável de fornecedores
  • CT-e ( automação via BADi’s)

Conformidade com a Lei:

Recebimento, checagem de assinatura digital, autorização na SEFAZ e armazenamento de todos os XML’s recebimentos.

Fluxo GRC NFE Inbound

Fluxo GRC NFE Inbound

Fluxo NFE Inbound

 

Manifestação do Destinatário

Configuração da solução Manifestação do Destinatário, possibilitando que os eventos sejam disparados de forma automática pelo GRC Inbound, ou manual através de monitor SAP específico para o processamento da Manifestação do Destinatário.

Os eventos que deverão ser registrados são:

  • Confirmação da Operação à Manifestação do destinatário confirmando que a operação descrita na NF-e ocorreu;
  • Ciência da Operação à Recebimento pelo destinatário de informações relativas à existência de NF-e em que esteja envolvido, quando ainda não existam elementos suficientes para apresentar uma manifestação conclusiva;
  • Operação não Realizada à Manifestação do destinatário declarando que a operação descrita na NF-e foi por ele solicitada, mas que não se efetivou;
  • Desconhecimento da Operação à Manifestação do destinatário declarando que a operação descrita da NF-e não foi por ele solicitada.

Manifestação do destinatários com SAP NFE Inbound

Manifestação do destinatários com SAP NFE 10.0

Se deseja mais detalhes da ferramenta ou uma demonstração da solução, entre em contato e agende uma visita ou apresentação.

As imagens e logomarcas exibidas nesta página pertencem à SAP AG (ou uma empresa afiliada SAP) na Alemanha e outros países e foram publicadas originalmente em www.sap.com.