SAP GRC NFe

SAP Nota Fiscal Eletrônica

O produto SAP Nota Fiscal Eletrônica tem o papel de contribuir para o cumprimento dos requisitos legais do Brasil para emissão e recebimento de notas fiscais eletrônicas, bem como demais trâmites relacionados à legislação vigente.

O sistema baseado em XML de faturamento eletrônico implementado pelo governo brasileiro, conhecido como Nota Fiscal Eletrônica, compreende tanto o sistema de comunicação business-to-government (B2G), como business-to-business (B2B). O governo fornece os formulários e estipula as regras para a comunicação eletrônica que a maioria das empresas deve usar e seguir, a fim de fazer negócios no Brasil.

A solução da SAP é composta por duas unidades de implementação: NFE, e o componente do núcleo do ERP. Cada uma das partes é uma solução independente. Ambas se complementam para automação dos cenários end-to-end integrados.

Um resumo do processamento de NF-e é mostrado no diagrama a seguir:

Processamento de nota fiscal eletrônica (NF-e)

Processamento de nota fiscal eletrônica (NF-e)

 

 SAP GRC Nota Fiscal Eletrônica 10.0

O GRC 10.0 é a nova versão do produto SAP Nota Fiscal Eletrônica, anteriormente chamada de GRC 1.0. Ele utiliza componentes diferentes para atender às exigências do governo, ao mesmo tempo em que permite um alto grau de flexibilidade para garantir os seus benefícios para o negócio. O gráfico a seguir mostra todos os componentes incluídos no NFE:

 

SAP GRC NFE

SAP GRC NFE

 

* GRC - Governance, Risk, and Compliance

O SAP GRC Nota Fiscal Eletrônica 10.0 se baseia em uma abordagem integrada, sendo uma ferramenta de armazenamento centralizado de dados para todas as mensagens transmitidas entre a empresa e o sistema de governo, bem como para mensagens entre sua empresa e os sistemas de outras empresas em cenários B2B.

É também a plataforma central para armazenar os arquivos trocados conforme exigido por lei e fornece interfaces para facilitar o acesso a esses documentos.

 

NFE Documentos

  • NF-e: Nota Fiscal Eletrônica

Uma NF-e é um documento que acompanha o material a ser entregue e contem informações de dados fiscais e logísticos.  Cada entrega de material no Brasil deve ser feito com a entrega de uma nota fiscal correspondente ao seu conteúdo.

  • CT-e: Conhecimento do Transporte Eletrônico

A CT-e é uma fatura eletrônica de custo de frete e suas respectivos impostos. Ele pode ser referenciado a outro CT-es e um ou mais NF-es.

  • MDF-e: Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

Um MDF-e é um documento eletrônico. Ele contem conexão com vários documentos, tais como: NF-es/CT-es.

  • Evento: é um documento adicionado na NF-e/CT-e/MDF-e
Este documento carrega informações adicionais relacionado a NF-e/CT-e/MDF-e. Eventos podem ser emitidos pela SEFAZ, a NF-e de entrada, de CT-e Inbound, ou a NF-e/CT-e/MDF-e outbound e deve ser autorizado pela SEFAZ.

  • DANFE
Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica é o documento impresso da NF-e para acompanhar a entrega do material.

  • DACTE
Documento Auxiliar Conhecimento do Transporte Eletrônico é o documento impresso do CT-e.

A solução NFE atende os seguintes cenários:

  • Emissão de NF-es (Outbound)
  • Recebimento de NF-es (Inbound)
  • Emissão CT-es (Outbound)
  • Recebimento CT-es (Inbound)
  • Emissão Eventos (Outbound)
  • Recebimento Eventos (Inbound)
  • Emissão MDF-es (Outbound)

Entre em contato conosco e saiba mais.

As imagens e logomarcas exibidas nesta página pertencem à SAP AG (ou uma empresa afiliada SAP) na Alemanha e outros países e foram publicadas originalmente em www.sap.com.