O que é SAP Cloud Platform?

O SAP Cloud Platform (SCP) é o serviço corporativo da SAP no modelo Plataforma como Serviço (também conhecido pela sigla PaaS – Platform as a Service). Esse modelo já está consolidado no mercado pela redução dos custos de manutenção de infraestrutura, facilidade na alocação de recursos de processamento e simplicidade de gestão dos ambientes. Somada à todas essas atraentes características, o SAP Cloud Platform possibilita que seus usuários possam facilmente desenvolver soluções que consumam recursos somente do SCP, soluções híbridas integrando aplicações Cloud à sistemas on-premise SAP e não-SAP (através do SAP Cloud Connector), ou até mesmo extender outras soluções Cloud SAP como o Success Factors, Ariba, Cloud for Customer (C4C), entre outras. Tudo isso através de tecnologias e serviços que atendem as mais diversas áreas da tecnologia responsáveis por alavancar a transformação digital nas empresas, tais como:

Mobilidade – É possível desenvolver aplicativos móveis com suporte offline, serviços de notificação/push, usando o kit de desenvolvimento SAP para construir aplicações nativas iOS ou as bibliotecas SAPUI5 para construir aplicações Fiori.

Integração – O SAP Cloud Plataform Integration é o middleware que a SAP construiu especialmente para o SCP, permitindo a reutilização de desenvolvimentos construídos para o SAP Netweaver Process Integration / Process Orchestration. Além disso, o API Management permite o desenvolvimento/exposição de API’s de negócio, permitindo um apurado controle sobre o  consumo e até mesmo a monetização. Com o OData Provisioning é possível expor serviços OData on-premise de uma forma muito simples, graças ao SAP Cloud Connector. Podemos citar aqui também o SAP Cloud Plataform Workflow para a modelagem de processos utilizando BPMN, SAP Cloud Plataform Business Rules para a gestão inteligente das regras de negócio, SAP Cloud Plataform Smart Data Integration para a replicação de dados entre Cloud e on-premise utilizando padrões ETL, entre outros.

Internet of Things (IoT) – Através do SAP Cloud Plataform Internet of Things  é possível conectar com os mais diversos dispositivos através dos mais diversos protocolos para obter dados relevantes de negócio. Já o SAP IoT Application Enablement é um conjunto de microsserviços desenhados para a construção de apps integrando os mais diversos dispositivos.

Analytics – O serviço SAP Cloud Plataform Predictive services permite disponibilizar funcionalidades preditivas para aplicações desenvolvidas na nuvem. SAP Cloud Plataform Streaming Analytics permite a análise de dados no momento de seu recebimento, sejam eles dados de um sensor de um dispositivo IoT ou de uma rede social.

Esses são apenas alguns exemplos de serviços contidos na plataforma, que permite aos desenvolvedores a utilização dos bancos de dados HANA ou MaxDB, além de construir aplicações nativas usando Java, HTML5 e HANA XS. Recentemente foi anunciada a possibilidade de ter dentro do SAP Cloud Plataform containers Cloud Foundry, o que permite que se tenha os mais diversos ambientes de desenvolvimento executando dentro do SAP Cloud Plataform.

Nenhum comentário ainda.

Leave a Reply